Nada como um belo prato de macarrão com um leve tempero de manjericão. Por isso, aprenda a seguir o passo a passo de cultivo dessa hortaliça.
Seja na pizza, na macarronada ou em grelhados, tudo fica mais gostoso com um pouco de manjericão. Essa hortaliça, tão amada pelos brasileiros – e consagrada pelos italianos -, é muito fácil de cultivar e pode ser criada até mesmo dentro de apartamentos. Portanto, se você quer dar início a sua própria horta de temperos, então por que não começar pelo manjericão? Conheça a seguir dicas de plantio e saiba mais sobre os cuidados necessários para garantir o crescimento de sua muda.
Tamanho ideal do vaso
Na hora de escolher seu vaso, levar em conta o tamanho do manjericão. Se ele ainda estiver em seus estágios iniciais, em forma de muda, recomenda-se que o plantio seja feito em um vaso proporcional à sua altura. Mas caso sua hortaliça já esteja completamente desenvolvida, é mais indicado que plante-se em um vaso maior.
Veja também:
+ Hortelã: cultivar, colher e armazenar. Veja dicas de como plantar essa hortaliça tão versátil!
+ Pimenta biquinho: descubra dicas de como cultivar esse tempero em casa
+ Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa
Atenção ao solo
Hortaliças como o manjericão adoram umidade, mas, é claro, tudo em moderação. Por isso, tente evitar acúmulos de água, certificando-se de que o solo esteja sempre úmido, porém, sem excessos. Para ajudar na drenagem do substrato, é necessário forrar o fundo do seu vaso com, por exemplo, pedra brita, argila expandida ou até mesmo cacos de telha.
Plantio do manjericão
Para começar o processo de plantio, tudo o que você precisa, em primeiro lugar, é de um pouco de terra afofada e fértil. Uma vez que solo esteja pronto, é só plantar de 2 a 3 sementes por buraco a cerca de 1 cm de profundidade.
Escolha o melhor local
O manjericão é uma planta que adora luminosidade e deve ser exposta a cerca de 3 horas de sol direta por dia. Por isso, a dica é: tente posicionar seu vaso em algum lugar onde haja bastante luz, próxima a uma janela ou em um cantinho na varanda, por exemplo. Mas cuidado! Essas hortaliças são muito sensíveis e não costumam suportar muito vento nem muito frio. Atenção redobrada durante o inverno!
Frequência de rega
Pouca água já basta! Ao contrário de outros temperos, comuns dos jardins de casa, essa hortaliça requer bem menos manutenção. Basta regá-la a cada 2 ou 3 dias ou quando o solo estiver seco para ver seu manjericão se desenvolver e crescer com sucesso.
Poda do manjericão
É nessa etapa que muitos acabam perdendo suas plantas, seja pela falta de poda ou até mesmo por não saber fazê-la corretamente. A forma certa de podar o manjericão é cortando suas flores com o auxílio de uma tesoura. Isso ajuda a preservar o sabor aromático das folhas, mantendo-as jovens e saudáveis por mais tempo.
Veja também:
+ Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar
+ Torre de vasos: aprenda um novo jeito de fazer sua horta mesmo com pouco espaço
+ Você já pode comer a verdadeira pizza italiana em São Paulo
Colheita
Deve-se colher as folhas do manjericão quando a planta tiver mais de um 1 metro de altura. Isso deve ocorrer cerca de 60 ou 90 dias após o seu plantio. Aí, é só aproveitar suas hortaliças frescas, cuidadas com tanto carinho e apreço, para dar um perfume especial a seus pratos e deixá-lo com um gostinho de ‘caseiro de verdade’.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br